Resumo:
O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento e a conduta diante de casos de avulsão dentária, de professores atuantes no ensino fundamental, de um município de pequeno porte, do estado da Paraíba. Foi realizada uma pesquisa transversal, conduzida em seis escolas da rede pública de ensino, sendo a amostra composta por 59 educadores. Foi feita a aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas objetivas. Os dados foram inseridos e processados no Software Statistical Program for Social Sciences (SPSS, versão 24.0) e apresentados por meio da estatística descritiva. Dentre os entrevistados, a maioria era do sexo feminino (62,7%) e a média de idade observada foi 37,4 anos. A grande maioria (60,8%) atuava na docência havia uma década e 52,5% tinham cursado especialização. Constatou-se que 49,2% desconheciam o termo avulsão dentária e que 54,2% não sabiam qual era a estratégia correta de manipulação do dente avulsionado. Mais de 90% julgaram importante o manejo feito pelo docente e 70,7% sinalizaram o interesse em treinamento sobre traumatismos dentários. Apesar de considerarem importante o manejo emergencial feito pelo próprio docente, os professores possuíam conhecimento insuficiente sobre avulsão dentária, fato que repercutiu na falta de exatidão em grande parte das respostas fornecidas.
Descrição:
COSTA, Julia Vitoria Pereira da. Avulsão dentária: conhecimento e conduta dos professores do ensino fundamental de um município de pequeno porte no nordeste brasileiro. 2022. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.