UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência: desenvolvimento das competências gerais da BNCC a partir de um componente curricular eletivo sobre ansiedade para adolescentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Shirley de Oliveira Alves de
dc.date.accessioned 2023-04-26T21:52:05Z
dc.date.available 2023-04-26T21:52:05Z
dc.date.issued 2023-03-15
dc.identifier.other CDD 152.46
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29048
dc.description LIMA, Shirley de Oliveira Alves de. Relato de experiência: desenvolvimento das competências gerais da BNCC a partir de um componente curricular eletivo sobre ansiedade para adolescentes. 2023. 66f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia causada pelo coronavírus causou grandes intervenções no mundo, inclusive na educação. A comunidade escolar precisou reagir a todos os obstáculos desde manter os processos de ensino e aprendizagem como proporcionar ao estudante um ambiente acolhedor e de suporte para as adversidades. Decidir o que deve ser essencial ensinar tornou a prática docente ainda mais desafiadora, foi importante refletir sobre quais competências deveríamos desenvolver nessa jornada escolar atípica, desde habilidades específicas do currículo, como desenvolver recursos cognitivos para a vida, por exemplo, inteligência emocional. Esse trabalho visando contribuir com essa lacuna, teve por objetivo relatar uma proposta de intervenção intitulada “Ansiosos Anônimos” para suprir uma carência na escola, dando enfoque em lidar com a ansiedade a partir do desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC no formato de componente curricular eletivo em uma escola cidadã no período remoto. O desenvolvimento da ementa é o resultado central deste trabalho, com descrição de todas as estratégias utilizadas, desde a interdisciplinaridade, equipe diversificada, uso de metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação, terapia em grupo, eixos temáticos e a mobilização de diversos saberes para mediar, liderar, intervir e promover ações dentro da proposta. Este relato de experiência poderá contribuir para a prática docente de outros profissionais, a partir da investigação em sala de aula como nicho exploratório para resolução de problemas e agente ativo de mudanças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Ansiedade pt_BR
dc.subject Competências gerais da BNCC pt_BR
dc.subject Inteligência emocional pt_BR
dc.title Relato de experiência: desenvolvimento das competências gerais da BNCC a partir de um componente curricular eletivo sobre ansiedade para adolescentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta