dc.contributor.author |
Simplício, Raquel Costa Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-26T21:59:10Z |
|
dc.date.available |
2023-04-26T21:59:10Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.207 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29050 |
|
dc.description |
SIMPLICIO, Raquel Costa Lopes Simplício. Segundo ciclo de validação de um instrumento avaliativo capaz de analisar o potencial do modelo de reconstrução educacional para o planejamento de ensino. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No processo de ensino e aprendizagem da ciência, o professor assume um papel mediador
importante, sendo responsável por planejar ambientes de ensino e aprendizagem que
forneçam encontros frutíferos entre o conhecimento científico e os estudantes. Isto
envolve o planejamento sistemático destes ambientes, levando em consideração questões
relacionadas ao conteúdo científico em si, às características dos estudantes e aos objetivos
de ensino e aprendizagem. O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) fornece um
caminho seguro para este planejamento de ambientes de ensino e aprendizagem da
ciência, tanto de um ponto de vista teórico, como de um ponto de vista metodológico. A
partir deste entendimento, torna-se necessário o design e a validação de instrumentos
avaliativos que permitam analisar o potencial do MRE para o planejamento de ensino.
Sendo assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver uma versão mais robusta do
instrumento avaliativo por meio da realização do seu segundo ciclo de validação. Essa
pesquisa é de natureza qualitativa e trabalhou com a interpretação de dados descritos. A
metodologia foi concretizada em cinco etapas que seguiu as oito características dos
ambientes de ensino e aprendizagem do MRE. Os resultados versam sobre aspectos
estruturais do instrumento avaliativo provenientes dos aprimoramentos indicados na
primeira validação e com base nisso, a (re)construção das afirmações que compõe o
instrumento avaliativo, totalizando 37 afirmações na segunda validação. Essas afirmações
podem ser utilizadas em outros instrumentos pré-teste e pós-teste diferentes do deste
trabalho e são uma grande contribuição para a comunidade científica que empreende
esforços em processos de validação no âmbito da Design Research. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva; Coorientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de reconstrução educacional (MRE) |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de validação |
pt_BR |
dc.title |
Segundo ciclo de validação de um instrumento avaliativo capaz de analisar o potencial do Modelo de Reconstrução Educacional para o planejamento de ensino |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |