Resumo:
As práticas de estágio se firmam como uma característica teórica prática do processo de
formação, que possibilita uma percepção realística do que acontece no ambiente escolar e na
sala de aula pelo graduando, suas problemáticas, adversidades como também perspectivas. O
presente artigo teve como objetivo principal analisar o ensino de Geografia e suas
particularidades na zona rural do estado da Paraíba. O estágio de regência foi realizado entre
os meses de julho a outubro do ano de 2021, nas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental na
Escola E.M.E.F. Jardirene de Souza Oliveira, localizada na cidade de Aroeiras/PB, um
município de 19 mil habitantes, situado a 54km da cidade de Campina Grande. Concerne-se
de um estudo com natureza não só exploratória como também descritiva, que aconteceu por
meio remoto, a fim de respeitar as medidas de distanciamento social que se deram pela
pandemia da Covid-19, que estava em seu ápice no momento da realização do estágio. Com a
implementação do ensino a distância como norma obrigatória de ensino os professores foram
a procura de medidas, ações e adaptações para progredir o ano letivo sem prejuízo ao ensino
dos alunos. Com base nas vivencias presenciadas no estágio foi obtido um resultado que
contou com planejamento e envolvimento de todos os envolvidos a fim de atingir a
participação do maior número de estudante possível com o intuído de evitar o abandono
escolar. Concluímos que o ensino remoto de Geografia na zona rural é possível e necessário
no cenário na pandemia, contudo, é indispensável investimentos ao acesso à internet e
tecnologia, tanto dos alunos como dos profissionais da educação e assim poder existir um
ambiente de aprendizado igualitário em todo o território nacional.
Descrição:
BRÁS, Anna Karoline Queiroz. Os desafios do ensino remoto de geografia na zona rural de aroeiras - pb. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.