UEPB - Repositório Digital

Os desafios do ensino remoto de geografia na zona rural de Aroeiras - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bras, Anna Karoline Queiroz
dc.date.accessioned 2023-04-27T18:13:11Z
dc.date.available 2023-04-27T18:13:11Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29092
dc.description BRÁS, Anna Karoline Queiroz. Os desafios do ensino remoto de geografia na zona rural de aroeiras - pb. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract As práticas de estágio se firmam como uma característica teórica prática do processo de formação, que possibilita uma percepção realística do que acontece no ambiente escolar e na sala de aula pelo graduando, suas problemáticas, adversidades como também perspectivas. O presente artigo teve como objetivo principal analisar o ensino de Geografia e suas particularidades na zona rural do estado da Paraíba. O estágio de regência foi realizado entre os meses de julho a outubro do ano de 2021, nas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental na Escola E.M.E.F. Jardirene de Souza Oliveira, localizada na cidade de Aroeiras/PB, um município de 19 mil habitantes, situado a 54km da cidade de Campina Grande. Concerne-se de um estudo com natureza não só exploratória como também descritiva, que aconteceu por meio remoto, a fim de respeitar as medidas de distanciamento social que se deram pela pandemia da Covid-19, que estava em seu ápice no momento da realização do estágio. Com a implementação do ensino a distância como norma obrigatória de ensino os professores foram a procura de medidas, ações e adaptações para progredir o ano letivo sem prejuízo ao ensino dos alunos. Com base nas vivencias presenciadas no estágio foi obtido um resultado que contou com planejamento e envolvimento de todos os envolvidos a fim de atingir a participação do maior número de estudante possível com o intuído de evitar o abandono escolar. Concluímos que o ensino remoto de Geografia na zona rural é possível e necessário no cenário na pandemia, contudo, é indispensável investimentos ao acesso à internet e tecnologia, tanto dos alunos como dos profissionais da educação e assim poder existir um ambiente de aprendizado igualitário em todo o território nacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Os desafios do ensino remoto de geografia na zona rural de Aroeiras - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta