Resumo:
O consumo, enquanto aquisição, sempre foi uma característica do homem, no
entanto, ele sofreu modificações ao longo das mudanças sócio-culturais que refletem no construto valorativo de uma sociedade. O marketing, sendo um processo social que busca conhecer o comportamento e desejos do cliente, acompanha essas evoluções, reavaliando suas estratégias de mercado, baseando-se no conjunto valorativo vigente na sociedade, o ethos, a fim de atender às necessidades do consumidor de maneira lucrativa para as empresas. Sendo assim, o presente trabalho objetiva apresentar a difusão de valores pelo marketing na sociedade atual e suas conseqüências existenciais ao homem que nela se insere. Trata-se de uma revisão bibliográfica, aprofundando e relacionando o conceito de valor teorizado por Max Scheler; os de sociedade hipermoderna e do homem hiperconsumista, teorizado por Lipovétsky e os sentimentos de vazio, frustração e desenvolvimentos de neuroses, como as de angústia e obsessivo-compulsiva, à luz da Logoterapia. Torna-se relevante à medida que problematiza o posicionamento do marketing na sociedade hipermoderna e a insatisfação existencial do homem diante da busca pelo prazer como meta e princípio de sua vida, que o leva a perceber que a base de sua existência não está na vontade de prazer, mas na vontade de sentido.
Descrição:
SILVA, L. B. da. Sobre consumo e consumismo: a consumação do vazio, o ter, a logoterapia e o ser. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.