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A aposentadoria é uma fase de transição que traz diversas questões, tanto em âmbito socioeconômico, como existenciais. Além disto, em face da ampla reforma nos moldes previdenciários que o país vem passando nos últimos anos, e levando em consideração as mudanças nos processos pedagógicos, surgiu o interesse em investigar a percepção que professores aposentados, de uma cidade do interior pernambucano, têm deste fenômeno e como eles o experienciam. Diante desta demanda, surge o atual artigo, que teve como objetivo apresentar os resultados de um estudo exploratório de caráter qualitativo, no qual se buscou investigar os impactos da aposentadoria para professores aposentados e suas repercussões no seu bem estar psicossocial e na sua qualidade de vida. O universo do estudo foi composto por professores aposentados e a amostra contou com dezessete (17) professores. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A partir de uma análise minuciosa dos discursos dos participantes da pesquisa, observou-se que o processo de aposentadoria impacta consideravelmente na rotina, autopercepção e qualidade de vida dos indivíduos. Ademais, constatou-se que a mudança de ciclo social e a diminuição salarial atuam como potencializadores de uma vivência negativa dessa fase, enquanto a manutenção ou desenvolvimento de atividades lúdicas, bem como a aquisição de novos papéis, aparecem enquanto os principais responsáveis para uma vivência mais prazerosa dessa fase. Por fim, ficou ainda evidente que a experiência da aposentadoria está intrinsecamente ligada ao planejamento prévio a esta fase, bem como ao alcance de expectativas. |
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