Resumo:
A Pandemia da covid-19 trouxe um contexto de mudanças e desafios para a sociedade, no que se refere à educação para alunos e professores, agentes fundamentais, foram extremamente afetados com o isolamento e a adaptação para as aulas remotas. O novo contexto levou à necessidade de adaptação não apenas das escolas, mas principalmente, para os profissionais, que tendo de adaptar suas vidas dentro do isolamento social para as aulas no modelo remoto, onde o saber e o conhecimento deveriam ser estimulados da melhor maneira possível. O objetivo do presente trabalho foi analisar as principais dificuldades de docentes e discentes para as aulas remotas, focando principalmente na adaptação para o ensino remoto emergencial. Este é um estudo qualitativo, onde foram utilizados questionários para coleta de dados visando entender a partir dos agentes investigados as dificuldades encontradas. Foi possível analisar e confirmar várias adversidades que os professores foram submetidas na jornada do ensino remoto, passando pela falta de especialização, muitos sem um ambiente de trabalho adequado, se desafiando a utilizar novas tecnologias, as dificuldades dos alunos passavam por uma conexão fraca de internet, além de uma quantidade grande atividades, com o pouco contato com o professor, sendo a principal dificuldade na compreensão de fato da importância da educação naquele momento, além do risco eminente trazido pela pandemia e pela falta de estabilidade financeira.
Descrição:
MACEDO, Breno Luiz Silva. Entre o isolamento e o ensino: obstáculos do ensino remoto para alunos e professores durante o isolamento social. 2022. 42 p. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.