Resumo:
A dor lombar crônica (DLC) é uma patologia musculoesquelética altamente
incapacitante, de origem multifatorial e atualmente configura-se como um problema
de saúde pública. Indivíduos acometidos por DLC, por vezes, são influenciados por
crenças, medos, fatores sociais e psicológicos que dificultam o tratamento adequado,
ou seja, aquele pautado no movimento/exercício. Nessa perspectiva, surge a
Educação em Neurociência da Dor (END) com intuito de transformar a perspectiva
desses indivíduos quanto ao tratamento, facilitando o manejo terapêutico e auxiliando
na atenuação dos rebatimentos da DLC. O objetivo desse estudo foi identificar os
efeitos da END no tratamento de indivíduos com lombalgia crônica. Trata-se de uma
revisão integrativa da literatura, que foi realizada nas bases de dados PubMed e
Physiotherapy Evidence Database (PEDro), no período de dezembro de 2021 a março
de 2022, com emprego dos descritores disponíveis no DeCS: “Dor Lombar”, “Dor
Crônica”, “Exercício” e do operador booleano “AND” que será empregado para realizar
a combinação dos descritores. Além do descritor “Educação em neurociência da dor”,
não disponível no DeCS. Foram incluídos estudos realizados nos últimos 6 anos, em
inglês e português. Foram excluídos os artigos de revisão, os repetidos entre as bases
de dados e os que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. Foram incluídos
6 artigos que demonstraram que a END atrelada a algum método físico possui efeitos
positivos no que diz respeito a redução da intensidade da dor, a redução incapacidade,
na melhora na catastrofização da dor, da cinesiofobia, no desempenho físico/lombar,
nos limiares de dor a pressão lombar, na diminuição na percepção negativa da dor,
na diminuição das crenças de evitação do medo, em uma melhor autoeficácia e no
aumento da força muscular em pacientes do DLC. Conclui-se que a END associada a
algum método físico apresentou efeitos positivos na melhora de vários rebatimentos
da DLC, entretanto, a escassez de estudos na literatura científica correlacionado
essas temáticas impede uma análise mais abrangente, sendo necessário estudos
futuros para comprovação da eficácia dessa abordagem educacional.
Descrição:
NÓBREGA, Iago de Sousa. Efeitos da educação em neurociência da dor em indivíduos com lombalgia crônica: Uma revisão integrativa. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.