Resumo:
A pandemia da COVID-19 antecipou uma revolução tecnológica digital esperada para os próximos 10 anos. Baseado neste fenômeno, buscando investigar os efeitos das mudanças no modus operandi da dinâmica organizacional acadêmica, dos estudantes dos cursos de ensino superior, foi escolhido um estudo de caso realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, como elemento justificador na criação do software “Otimize seu tempo”. Com a investigação dos dados obtidos, mapeou-se os maiores acertos e dificuldades decorrentes da transição ensino presencial para o remoto, além de compreender que a transição de paradigmas educacionais não se trata apenas de uma mera conversão de sistemas, mas de uma heterogeneidade de meios e formatos de comunicação, o que torna o processo transitório, de maior complexidade. Devido à profundidade do enfrentamento dessas questões, e dos desdobramentos do mal estar da comunidade acadêmica, diante dos “novos” desafios na condução organizacional das atividades cotidianas, foi possível observar a relevância da construção de uma aplicação que fornecesse suporte para estudantes universitários em suas atividades acadêmicas, oferecendo uma melhor experiência organizacional para os alunos. Baseado nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação “Otimize seu tempo” como ferramenta de auxílio organizacional nas atividades acadêmicas para estudantes universitários, e como objetivos específicos: Nortear os alunos nas tarefas que devem ser realizadas; Guiar os estudantes em seus horários de estudos; Manipular anotações relacionadas à disciplinas presentes no semestre acadêmico.
Descrição:
MENDONÇA, Rodrigo Monteiro. A utilização da aplicação “Otimize seu tempo” nas atividades organizacionais dos estudantes do ensino superior. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.