Resumo:
Nos tempos atuais, aprender a programar no método tradicional implantado nas universidades pode ser entediante para os discentes, pois com o avanço da tecnologia, as pessoas buscam acessar as informações de forma mais rápida, direta e eficiente. As aulas entediantes podem ser um motivo para a desistência dos alunos nas universidades. Os jogos educacionais são uma alternativa para resolver este problema, pois incentivam os alunos a aprenderem a programar de forma lúdica, divertida e com uma finalidade pedagógica. Neste projeto, cinco jogos educacionais que usam a linguagem Javascript nas atividades foram avaliados de acordo com o Modelo Savi. Este modelo é dividido em quatro aspectos: no Modelo de Kirkpatrick foi utilizado a ideia de um questionário e o feedback do avaliador e nos aspectos Modelo ARCS, Experiência do Usuário e Taxonomia de Bloom foram implantadas suas categorias para elaborar as questões. Foram atribuídas notas das questões de cada software, de acordo com a concordância do avaliador. Depois, foram somadas as pontuações das categorias e, em seguida, as pontuações dos aspectos. Por fim, foi definido um ranking com os jogos, do melhor ao pior avaliado. Desse modo, os jogos mais bem avaliados, de acordo com os três aspectos, foram: o CodeCombat e o Kodable.
Descrição:
MÉLO, Danilo Sales de. Análise de jogos para o ensino de programação usando a linguagem Javascript. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.