Resumo:
O presente artigo buscou analisar as implicações emocionais da dislexia, a partir da vivência de crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) do município de Queimadas. A pesquisa teve o caráter descritivo e analítico, sendo de natureza qualitativa. No que tange aos instrumentos utilizados na coleta de dados, utilizou-se dois testes para avaliação das emoções: a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças e Adolescentes (MASC) e a Escala para Avaliação de Depressão em Crianças (CDRS-R). Em consonância aos testes, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, no intuito de agregar maiores resultados ao estudo. A análise dos dados foi realizada conforme propõe Bardin (2016), a qual se estruturou em três etapas: Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa contou com onze participantes, sendo dez o número de crianças e adolescentes, além da educadora emocional responsável por acompanhá-los. Os resultados sugerem que, para além das dificuldades neurobiológicas inerentes à dislexia, estão os fatores emocionais, os quais podem interferir de forma significativa no cotidiano da pessoa com dislexia. Logo, é imperativa a necessidade de se manter um olhar holístico para esse público, no intuito de possibilitar-lhes um suporte mais eficaz, dada a cronicidade deste transtorno.
Descrição:
FONSECA, Ana Luiza Silva da. Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.