UEPB - Repositório Digital

Aplicação da educação ambiental como ferramenta para conservação do bioma da caatinga

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Jesielly Evane Miranda de
dc.date.accessioned 2023-05-02T20:04:19Z
dc.date.available 2023-05-02T20:04:19Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29143
dc.description ANDRADE, Jesielly Evane Miranda de Andrade. Aplicação da Educação Ambiental como ferramenta para conservação do Bioma da Caatinga. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Mesmo com toda riqueza e importância biológica, este bioma é considerado como um dos mais ameaçados do Brasil. Boa parte dele já sofreu ações antrópicas e grande parte de sua área não possui medidas efetivas para sua conservação. Através da educação ambiental (EA) pode-se transformar as maneiras de pensar e agir, fazendo com que os alunos possam se sensibilizar com o meio ambiente e compreendam a importância de sua conservação para a preservação da vida na Terra. Propor planos de aplicação da educação ambiental como instrumento para restauração e conservação do bioma da Caatinga, bem como o desenvolvimento de estratégias relacionadas às áreas da Educação Ambiental que possam vir a contribuir para a restauração e conservação do bioma. As palestras foram realizadas na Escola Estadual Antônio Galdino filho e na Associação de Agricultores do município de Pocinhos - PB nos meses de setembro e outubro de 2022 e a coleta de dados para análise estatística se deu através da aplicação de um formulário on-line no mês de outubro de 2022. Participaram da pesquisa os alunos, professores, agricultores e funcionários presentes nas palestras. Com relação ao formulário, a amostra foi composta pelas 100 pessoas que o responderam. As palestras foram realizadas em três turmas, participando alunos das três séries do ensino médio e duas professoras, evidenciando que os alunos ainda viam o bioma como algo seco e empobrecido, porém ao final das palestras os mesmos relataram estar saindo com outra visão e com o desejo de protegê-lo, na Associação de Agricultores houve muita troca de conhecimentos e ficou evidente a importância da agricultura familiar para a conservação da Caatinga. Quanto ao formulário evidenciou-se que os participantes possuíam a faixa etária entre 10 e 60 anos, a maioria possuíam nível superior completo, a palavra seca foi a mais descrita como algo que lembra o bioma, 67% elencaram o bioma como possuindo risco de extinção, 95% consideram a conservação do bioma importante, 98% consideram a educação ambiental como ferramenta importante para preservação, 90% concordaram que a mesma pode ser trabalhada em qualquer faixa etária e78% a veem como uma ferramenta que não deve ser restrita as ciências biológicas. Percebe-se que a EA constitui uma ferramenta importantíssima na preservação, conservação e restauração da Caatinga, bem como precisamos de políticas públicas que a trabalhem de forma não formal, através de propagandas, palestras, entre outros, que alcancem a população de forma geral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Whelton Brito dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Conservação ambiental pt_BR
dc.title Aplicação da educação ambiental como ferramenta para conservação do bioma da caatinga pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta