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Eficácia da realidade virtual no ganho de equilíbrio de idosos com Doença que Parkinson: revisão narrativa

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dc.contributor.author Nascimento, Amanda Felix do
dc.date.accessioned 2023-05-02T20:15:01Z
dc.date.available 2023-05-02T20:15:01Z
dc.date.issued 2022-12-02
dc.identifier.other CDD 006.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29146
dc.description NASCIMENTO, Amanda Felix do. Eficácia da realidade virtual no ganho de equilíbrio de idosos com Doença que Parkinson: revisão narrativa. 2022. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O processo de envelhecimento é fisiológico e ocorre de forma progressiva no decorrer da vida dos seres humanos, porém esse processo pode ser, também, marcado pelo curso de patologias geriátricas, como a Doença de Parkinson (DP). A DP causa um processo degenerativo e progressivo crônico no Sistema Nervoso Central (SNC), que afeta principalmente a camada ventral da parte compacta da substância negra, manifestando-se por sintomas de tremor, rigidez, bradicinesia, hipocinesia, anormalidades posturais e perda dos reflexos posturais. Pensando na reabilitação dos idosos com DP, a fisioterapia contém diversas ferramentas terapêuticas, destacando-se a cinesioterapia. Porém com a modernização dos métodos de tratamento, surgiu a Realidade Virtual (RV) no processo de reabilitação, mas ela ainda é motivo de investigação quanto a sua eficácia. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar a eficácia no tratamento dos déficits de equilíbrio de idosos com DP através da RV. Foram pesquisados artigos publicados entre 2012-2022 nas bases de dados Scielo, BVS e PubMed. Identificaram-se, no total, 48 artigos. A exclusão dos artigos aconteceu seguindo os critérios estabelecidos, sendo a amostra final desta revisão narrativa constituída por 5 (cinco) artigos, que demonstraram resultados satisfatórios quanto a eficácia do uso da RV no ganho de equilíbrio de idosos com DP se comparados a cinesioterapia convencional. Com isso, é possível sugerir que a Realidade Virtual contribui para um ganho de equilíbrio maior no idoso com DP comparada a forma convencional de tratamento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Alecsandra Ferreira Tomaz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Parkinson pt_BR
dc.subject Realidade virtual pt_BR
dc.subject Déficit de equilíbrio pt_BR
dc.subject Reabilitação pt_BR
dc.title Eficácia da realidade virtual no ganho de equilíbrio de idosos com Doença que Parkinson: revisão narrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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