Resumo:
Esse artigo traz como resultado uma pesquisa desenvolvida em 2022, tendo como objetivo
analisar as metodologias de educação relacionadas as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) que foram aplicadas na escola municipal Luiz Gonzaga Burity na cidade
de Soledade no estado da Paraíba. Trazendo consigo uma forma de conscientizar e orientar os
professores sobre a utilização correta das TICs, o estudo foi realizado através de revisões
bibliográficas sobre o assunto abordado, aplicações de questionários aos professores atuantes
na escola, entrevistas direcionadas aos gestores da secretaria de educação municipal. Tendo
em vista os dados que foram coletados pode-se afirmar que existe barreiras sociais,
econômicas e estruturais para as aplicações das TICs, todavia alguns professores não estão
devidamente preparados para a inserção total delas no ambiente educacional. No entanto essa
implantação deve ocorrer de forma natural na educação, pois a tecnologia está cada vez mais
inserida na educação, o que foi possível comprovar com a pesquisa. Portanto se faz necessário
a implantação de metodologias relacionadas a utilização das TICs de forma eficaz, onde não
cause sobrecarga para os professores e ineficiência da absorção do conhecimento por parte
dos alunos.
Descrição:
LIMA, Isaac Nilton Costa Lima. A implantação de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação fundamental e básica na cidade de Soledade, Paraíba. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022