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O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo apresentar e
discutir as contribuições que a Logoterapia e Análise Existencial pode oferecer às
crianças com TDAH no atendimento psicoterápico. Foi realizado através de dois
casos com crianças entre 11 e 12 anos, que buscaram atendimento na clínica escola
da UEPB durante o período do estágio supervisionado do curso de psicologia, no qual
foram realizados atendimentos à crianças e adolescentes através da abordagem da
Logoterapia. A Logoterapia e Análise Existencial foi criada pelo psiquiatra Viktor
Frankl que buscou uma psicologia mais abrangente, abarcando as potencialidades e
o vir a ser de cada pessoa, acreditando que todos têm a liberdade de escolher sua
atitude frente às circunstâncias impostas pela vida. Reconhece a pessoa como um
ser tridimensional, contemplando as dimensões biológica, psicológica e espiritual,
fundamentada na ênfase existencial, com intuito de auxiliar nas potencialidades,
autocompreensão, autodistanciamento e autotranscendência, que possibilitam a
busca pelo sentido da vida. Diante disso, foram efetuados atendimentos clínicos
utilizando das técnicas da Logoterapia como Dialógo socrático e, tratando-se de
atendimento infantil, a Ludoterapia, como jogos de tabuleiro, de memória, de cartas,
criação de artes, entre outros. Logo, pode-se constatar que é possivel a utilização da
Logoterapia nos casos de crianças com TDAH na clínica, uma vez que, através de
poucos atendimentos foi alcançado mudanças significativas no comportamento
acerca das atitudes e das vivências, assim como, nas expressões de suas emoções,
criatividade e de suas potencialidades. Assim, espera-se que esse relato de
experiência contribua para os avanços de pesquisas em torno dessas temáticas, visto
a necessidade e importância de escritos que contribuam como aporte teórico e prático
ao atendimento infanto/juvenil. |
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