Resumo:
As Relações Internacionais vem passando por transformações profundas. O debate acerca da importância do conhecimento compartilhado e das percepções no desenvolvimento das relações bi e multilaterais vem se tornando cada vez mais acirrado. Enquanto isso, os países e suas unidades federativas disputam para atrair investimentos externos privados e, para isso, constroem uma estratégia de promoção deste lugar, que nada mais é do que um arcabouço de características que a população, através da máquina pública, enxerga em si mesmo e deseja que os outros países e instituições compartilhem. Nesse sentido, estes estados utilizam ferramentas de difusão de idéias e imagem como forma de aumentar sua competitividade nas relações econômicas internacionais. Neste trabalho, são analisados dois fenômenos que se completam. Primeiro, é mostrado como os Investimentos Externos Diretos agem diretamente nas relações internacionais e no desenvolvimento econômico-social. Em um segundo momento, analisa-se a importância das idéias e das imagens compartilhadas no desencadeamento das relações internacionais. Então, analisa-se qual o nível de importância que a imagem construída pelos governos, como parte do planejamento de marketing local, na captação de capital internacional. Como objeto de pesquisa que mostra a forma de utilização da imagem como ferramenta de atração de investimentos e como forma auxiliar a compreensão da importância da promoção do local, é mostrado o caso do Núcleo de Atração de Investimentos da Paraíba. Concluindo, é mostrado que uma estratégia de difusão de imagem local pode se converter em resultados reais e palpáveis para a população local e para a disposição dos Investimentos Externos Diretos.
Descrição:
ASSIS, Maria Olívia Elias Gomes de. A mão visível do mercado: política de construção de imagem da Paraíba para atração de investimentos internacionais. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.