UEPB - Repositório Digital

A mão visível do mercado: política de construção de imagem da Paraíba para atração de investimentos internacionais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Assis, Maria Olívia Elias Gomes de
dc.date.accessioned 2014-02-11T20:28:26Z
dc.date.available 2014-02-11T20:28:26Z
dc.date.issued 2014-02-11
dc.identifier.other CDD 327
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2924
dc.description ASSIS, Maria Olívia Elias Gomes de. A mão visível do mercado: política de construção de imagem da Paraíba para atração de investimentos internacionais. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012. pt_BR
dc.description.abstract As Relações Internacionais vem passando por transformações profundas. O debate acerca da importância do conhecimento compartilhado e das percepções no desenvolvimento das relações bi e multilaterais vem se tornando cada vez mais acirrado. Enquanto isso, os países e suas unidades federativas disputam para atrair investimentos externos privados e, para isso, constroem uma estratégia de promoção deste lugar, que nada mais é do que um arcabouço de características que a população, através da máquina pública, enxerga em si mesmo e deseja que os outros países e instituições compartilhem. Nesse sentido, estes estados utilizam ferramentas de difusão de idéias e imagem como forma de aumentar sua competitividade nas relações econômicas internacionais. Neste trabalho, são analisados dois fenômenos que se completam. Primeiro, é mostrado como os Investimentos Externos Diretos agem diretamente nas relações internacionais e no desenvolvimento econômico-social. Em um segundo momento, analisa-se a importância das idéias e das imagens compartilhadas no desencadeamento das relações internacionais. Então, analisa-se qual o nível de importância que a imagem construída pelos governos, como parte do planejamento de marketing local, na captação de capital internacional. Como objeto de pesquisa que mostra a forma de utilização da imagem como ferramenta de atração de investimentos e como forma auxiliar a compreensão da importância da promoção do local, é mostrado o caso do Núcleo de Atração de Investimentos da Paraíba. Concluindo, é mostrado que uma estratégia de difusão de imagem local pode se converter em resultados reais e palpáveis para a população local e para a disposição dos Investimentos Externos Diretos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvia Garcia Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Investimento Externo Direto pt_BR
dc.subject Inserção Internacional pt_BR
dc.subject Construção de Imagem pt_BR
dc.subject Núcleo de Atração de Investimentos da Paraíba pt_BR
dc.title A mão visível do mercado: política de construção de imagem da Paraíba para atração de investimentos internacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta