UEPB - Repositório Digital

Análise da usabilidade de objetos de aprendizagem como alternativa ao processo de leitura na alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Alcivânia Ermina dos
dc.date.accessioned 2023-05-19T13:00:16Z
dc.date.available 2023-05-19T13:00:16Z
dc.date.issued 2016-05-17
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29312
dc.description SANTOS, A. E. Análise da usabilidade de objetos de aprendizagem como alternativa ao processo de leitura na alfabetização. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O processo de ensino e aprendizagem é algo relativamente dificultoso em qualquer estágio que o mesmo se encontre, porém na fase inicial desse processo há maiores dificuldades. O educador precisa se ater de outros instrumentos que o conduza diante dessas situações.A utilização de Softwares Educacionais como ferramenta de auxilio no ensino-aprendizagem tem como objetivo facilitar os conhecimentos através de uma inovação que motiva o aprendiz. Mas, outras dificuldades surgem quando não se tem o conhecimento e a aplicação correta desses métodos. O presente trabalho, destaca-se como ponto principal um incentivo a utilização de objetos de aprendizagem introduzidos no meio educacional, como uma ferramenta de auxílio a crianças das séries iniciais. Mas que estejam devidamente enquadrados nos requisitos inerentes a um instrumento de boa qualidade e que atenda os objetivos estabelecidos, ou seja, as necessidades básicas do usuário. Assim, objetivou-se estudar a usabilidade do SW alfabetizar. Para avaliação dos objetos de aprendizagem, foram adotados os critérios de usabilidade, baseado em seis métricas: facilidade de aprender, facilidade de relembrar, controle de erros, eficiência, eficácia e satisfação. A ferramenta escolhida para estudo é do nível pré-silábico, onde ocorre a exercitação de atividades voltadas para a organização na fase da alfabetização com caráter educacional. Aplicou-se um survey exploratório supervisionado junto aos professores do Ensino Fundamental I da cidade de Santa Terezinha - PE. De acordo com os resultados obtidos, identificou-se nos objetos de aprendizagem que possuem potencial no auxílio da aprendizagem nas fases de leitura, no âmbito de sua usabilidade, demonstrando ser uma sugestão significativa e inclusiva nas séries iniciais, integrada à ações multidimensionais, principalmente um auxilio da leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Objeto de aprendizagem pt_BR
dc.subject Usabilidade pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Análise da usabilidade de objetos de aprendizagem como alternativa ao processo de leitura na alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta