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Ludicidade na escola: a importância de recorrer aos recursos pedagógicos para produzir aprendizagem na educação infantil

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dc.contributor.author Costa, Ana Beatriz Bezerra da
dc.date.accessioned 2023-05-29T11:56:40Z
dc.date.available 2023-05-29T11:56:40Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29328
dc.description Costa, Ana Beatriz Bezerra da. Ludicidade na escola: a importância de recorrer aos recurso pedagógicos para produzir a aprendizagem na educação infantil. 22 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade EStadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O nosso artigo desenvolveu-se a partir de um levantamento de pesquisas bibliográficas que analisa a relevância de se trabalhar com a utilização de materiais didáticos na formação docente, investigando esse espaço escolar recreativo e prazeroso no processo de aprendizagem na educação infantil. A realização deste trabalho é de caráter bibliográfico que se classifica em Rego (2001); Vygotsky (1987-2007); Ariés (1978); Santos (2019); Dermeval (1945), dentre outros autores que norteia a compreensão do estudo pesquisado. Despertando aos próprios educadores a levantar os seguintes questionamentos: Qual trabalho metodológico eu quero realizar em sala de aula? E que resultados quero atingir nos meus alunos no final do ano letivo? Sob a luz de pesquisas teóricas de autores ilustres que contribuiu efetivamente para a base desse estudo, visto que a finalidade é refletir e discutir a ação que os instrumentos pedagógicos promovem em no campo educacional, ambiente esse de grande valor para a formação dos educandos, tendo como estímulo o brincar no momento de aprendizagem da criança. A princípio, o lúdico tem um papel fundamental para a educação, pois, resgata a liberdade do aluno, construindo sua criatividade cognitiva, social e afetivo, ou seja, melhora sua interação de trocar ideias com seus colegas e professores, havendo uma possibilidade de se abrir e expressar-se melhor para o conhecimento e as demais pessoas que lhe cercam. Como educadores precisamos planejar uma metodologia que ressignifique a educação, com ou sem tecnologias em escolas, ou seja, a utilização de ferramentas possibilita acesso ao mundo de conhecimento no mundo, desempenhando o desenvolvimento cognitivo do aluno, permitindo despertar seus saberes produzidos no cotidiano escolar, como também trabalhando a sua capacidade de formar-se enquanto aprendiz cumpra deveres escolares sem carregar o fardo de um estudo tradicional. A escolha da temática se justifica desmistificar a eficácia que o lúdico colabora para o desenvolvimento educacional, garantido o futuro da criança com mais autonomia mediante a práxis do professor, tal qual visa apresentar também a emblemática histórica que a educação infantil percorreu até o eixo contemporâneo. A estruturação dá seguimento à introdução que abrange a figura do educador na escola, dando continuidade com o objetivo que gera indagações sobre a questão-problema reconhecendo como as atividades lúdicas instigam o desenvolvimento da criança estudar, é nessa fase de latência que ele inicia sua construção de referência e vai se modificando sua personalidade na sociedade em decorrência do tempo e espaço. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infanti pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject ; Ludicidade pt_BR
dc.title Ludicidade na escola: a importância de recorrer aos recursos pedagógicos para produzir aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Article pt_BR


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