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O nosso artigo desenvolveu-se a partir de um levantamento de pesquisas
bibliográficas que analisa a relevância de se trabalhar com a utilização de
materiais didáticos na formação docente, investigando esse espaço escolar
recreativo e prazeroso no processo de aprendizagem na educação infantil. A
realização deste trabalho é de caráter bibliográfico que se classifica em Rego
(2001); Vygotsky (1987-2007); Ariés (1978); Santos (2019); Dermeval (1945),
dentre outros autores que norteia a compreensão do estudo pesquisado.
Despertando aos próprios educadores a levantar os seguintes
questionamentos: Qual trabalho metodológico eu quero realizar em sala de
aula? E que resultados quero atingir nos meus alunos no final do ano letivo?
Sob a luz de pesquisas teóricas de autores ilustres que contribuiu efetivamente
para a base desse estudo, visto que a finalidade é refletir e discutir a ação que
os instrumentos pedagógicos promovem em no campo educacional, ambiente
esse de grande valor para a formação dos educandos, tendo como estímulo o
brincar no momento de aprendizagem da criança. A princípio, o lúdico tem um
papel fundamental para a educação, pois, resgata a liberdade do aluno,
construindo sua criatividade cognitiva, social e afetivo, ou seja, melhora sua
interação de trocar ideias com seus colegas e professores, havendo uma
possibilidade de se abrir e expressar-se melhor para o conhecimento e as
demais pessoas que lhe cercam. Como educadores precisamos planejar uma
metodologia que ressignifique a educação, com ou sem tecnologias em
escolas, ou seja, a utilização de ferramentas possibilita acesso ao mundo de
conhecimento no mundo, desempenhando o desenvolvimento cognitivo do
aluno, permitindo despertar seus saberes produzidos no cotidiano escolar,
como também trabalhando a sua capacidade de formar-se enquanto aprendiz
cumpra deveres escolares sem carregar o fardo de um estudo tradicional. A
escolha da temática se justifica desmistificar a eficácia que o lúdico colabora
para o desenvolvimento educacional, garantido o futuro da criança com mais
autonomia mediante a práxis do professor, tal qual visa apresentar também a
emblemática histórica que a educação infantil percorreu até o eixo
contemporâneo. A estruturação dá seguimento à introdução que abrange a
figura do educador na escola, dando continuidade com o objetivo que gera
indagações sobre a questão-problema reconhecendo como as atividades
lúdicas instigam o desenvolvimento da criança estudar, é nessa fase de
latência que ele inicia sua construção de referência e vai se modificando sua
personalidade na sociedade em decorrência do tempo e espaço. |
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