UEPB - Repositório Digital

Nuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Hadassa Araújo
dc.date.accessioned 2023-06-04T22:57:09Z
dc.date.available 2023-06-04T22:57:09Z
dc.date.issued 2022-10-21
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29373
dc.description COSTA, H. A. Nuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Quando a cultura impressa era o principal mecanismo de informação em Campina Grande, ter a autoria de uma publicação era como exercer uma voz com maior proeminência no contexto citadino. Entre 1920 e 1936 duas grandes instituições escolares da cidade, o Instituto Olavo Bilac e o Instituto Pedagógico, posicionaram-se nesse sentido, publicando seus próprios periódicos cuja autoria envolvia toda a sua persona institucional. Propomos uma análise embasada no conceito de Pedagogia da Cidade, aproximando-se de Michel de Certeau e da ideia de espaço praticado, como também do método da Análise do Discurso de Michel Foucault para interpretação e leitura das fontes, das quais as principais são: O Clarão (1922-1923), a Revista Evolução (1931) e o Evolução-Jornal (1934-1936), todos periódicos das escolas acima citadas. Esta análise foi feita a fim de perceber como estes visavam influenciar para além da cultura interna das instituições que lhe eram autoras, apresentando em seu conteúdo falas de teor pedagógico abrangente para o comportamento tanto dos alunos para além da escola, dos pais e dos demais habitantes do espaço urbano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago Acácio Raposo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Periódicos escolares pt_BR
dc.subject Pedagogia da cidade pt_BR
dc.subject Instituições escolares pt_BR
dc.subject Espaço urbano pt_BR
dc.title Nuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta