dc.contributor.author |
Camelo, Ivanilson Luciano |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-04T22:58:45Z |
|
dc.date.available |
2023-06-04T22:58:45Z |
|
dc.date.issued |
2022-10-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 930.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29374 |
|
dc.description |
CAMELO, I. L. Arte rupestre em Gado Bravo/PB: resquícios de presença indígena. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise das principais características e peculiaridades da arte rupestre no estado da Paraíba, assim como das pinturas rupestres presentes no município paraibano de Gado Bravo. Iniciamos fazendo uma discussão sobre alguns conceitos básicos utilizados na análise da arte rupestre, como Tradições, Sub-Tradições e Estilos. Em seguida fazemos uma análise de como se materializa a arte rupestre na Paraíba e suas particularidades, por último analisamos as peculiaridades das pinturas rupestres do território de Gado Bravo, bem como suas tradições. A arte rupestre na Paraíba se materializa através das pinturas e gravuras rupestres, as pinturas encontradas nos Sítios Pedras Altas, Rosilha e Caruá fazem parte da chamada Tradição Agreste, com a forte presença de grafismos puros e alguns grafismos de composição. Para realização do presente trabalho utilizou-se como suporte teórico as pesquisas realizadas por Gabriela Martin, Juvandi de Souza Santos, Ruth Trindade de Almeida, entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Arte rupestre |
pt_BR |
dc.subject |
Gado Bravo - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Tradição |
pt_BR |
dc.title |
Arte rupestre em Gado Bravo/PB: resquícios de presença indígena |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |