Resumo:
RESUMO
O presente trabalho de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo interpretativista, trata-se de uma pesquisa que irá trazer reflexões acerca do Estágio Supervisionado, como instrumento de formação do licenciando(a) em Pedagogia. A pesquisa tem como objetivo principal: Analisar a importância do Estágio Supervisionado para a formação do Licenciando em Pedagogia. E dentro dessa perspectiva, destacamos três objetivos específicos: A)Compreender o Estágio Supervisionado na formação do Licenciando em Pedagogia, destacando sua relevância para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais; B) Identificar os objetivos e diretrizes curriculares para o Estágio Supervisionado em Pedagogia, buscando compreender as exigências legais para sua realização; C) Propor estratégias e soluções para aprimorar a qualidade do estágio. Partindo desse viés, buscamos responder a seguinte questão problema: Qual a importância do Estágio Supervisionado para a formação na Licenciatura em Pedagogia? O referencial teórico, tem como base os pressupostos de alguns autores como: Pimenta (2017); Almeida (2014); Milanesi (2012); Freire (1996); Luckesi (2011), entre outros. O artigo justifica-se pelo fato de esclarecer aos alunos de Licenciatura em Pedagogia quanto o Estágio Supervisionado é importante para sua carreira profissional. Deste modo, a pesquisa constatou que o Estágio Supervisionado é fundamental para a formação do licenciando em Pedagogia, pois permite que ele desenvolva habilidades e competências necessárias para atuar como pedagogo, além de realizar tarefas de planejamento, organização, liderança, comunicação e mediação.
Descrição:
SILVA, R. A. da. O Estágio Supervisionado como Instrumento de Formação do Licenciando(a) em Pedagogia. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.