Resumo:
Falar de arte em língua espanhola é sempre uma grande motivação para o desenvolvimento dos aspectos linguísticos e culturais na aprendizagem desta língua. A partir disto, este trabalho de conclusão de curso busca analisar a série catalã Merlí, gravada na região da Catalunha que, há anos, tenta ser independente da Espanha. A relevância desse trabalho se dá porque refletir sobre aspectos culturais dentro de um artefato cultural, como a série, agrega valor a todo conhecimento linguístico, acadêmico e cultural. Este trabalho tem por objetivo geral analisar a série catalã “Merlí”, a partir de uma analogia do separatismo na Catalunha e seus aspectos culturais, uma série que tem como protagonista um professor de filosofia progressista que ensina além da sala de aula. Como objetivos específicos temos: a) analisar as questões políticas sobre o separatismo na Catalunha; b) refletir sobre como a série traz aspectos políticos-culturais específicos da Catalunha; c) analisar o independentismo da Catalunha a partir do personagem Merlí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e estudo interpretativo. Utilizamos dos conceitos destes principais referenciais teóricos: Houaiss e Villar (2009), Santos (2009) e Neves (2021). Conclui-se que o protagonista da série catalã Merlí pode ser a representação da Catalunha, enquanto que outros personagens da série podem ser a representação de uma Espanha conservadora, além disso, percebe-se também que são nítidos os aspectos relativos à cultura da Catalunha na série analisada.
Descrição:
SOUZA, L. G. Análise da série Catalã Merlí à luz do separatismo da Catalunha e seus aspectos políticos-culturais. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.