dc.contributor.author |
Galvão, Claudia Marlene da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-14T12:42:19Z |
|
dc.date.available |
2023-06-14T12:42:19Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.2 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29397 |
|
dc.description |
GALVÃO, Claudia Marlene da Silva. A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo aborda a relação entre a ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) na prática pedagógica da Educação Infantil. O objetivo geral deste estudo é investigar os pontos e contrapontos na utilização das TDICS como recursos lúdicos na prática pedagógica da Educação Infantil. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: A) Analisar a relação entre a ludicidade e as TDICS na Educação Infantil; B) Identificar os benefícios e desafios da utilização das TDICS na prática pedagógica; e C) Propor diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil. A questão de pesquisa que orienta este estudo é: "Como as TDICS podem contribuir para a ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil, considerando seus pontos positivos e desafios?". A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de compreender melhor como as TDICS podem ser integradas de forma adequada ao ambiente educacional, considerando os benefícios que podem trazer para o desenvolvimento das crianças, bem como os possíveis desafios e riscos. Os resultados deste estudo revelaram que a utilização das TDICS na Educação Infantil pode proporcionar experiências lúdicas enriquecedoras, estimulando a criatividade, a interação social e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, também foram identificados desafios, como o excesso de estímulos e a necessidade de um equilíbrio entre o uso das TDICS e outras atividades lúdicas. Com base nos resultados, foram propostas diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil, visando promover um ambiente educacional enriquecedor e seguro. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luandson Luís da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais de informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Infantil |
pt_BR |
dc.title |
A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |