UEPB - Repositório Digital

A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Galvão, Claudia Marlene da Silva
dc.date.accessioned 2023-06-14T12:42:19Z
dc.date.available 2023-06-14T12:42:19Z
dc.date.issued 2023-05-17
dc.identifier.other CDD 372.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29397
dc.description GALVÃO, Claudia Marlene da Silva. A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo aborda a relação entre a ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) na prática pedagógica da Educação Infantil. O objetivo geral deste estudo é investigar os pontos e contrapontos na utilização das TDICS como recursos lúdicos na prática pedagógica da Educação Infantil. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: A) Analisar a relação entre a ludicidade e as TDICS na Educação Infantil; B) Identificar os benefícios e desafios da utilização das TDICS na prática pedagógica; e C) Propor diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil. A questão de pesquisa que orienta este estudo é: "Como as TDICS podem contribuir para a ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil, considerando seus pontos positivos e desafios?". A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de compreender melhor como as TDICS podem ser integradas de forma adequada ao ambiente educacional, considerando os benefícios que podem trazer para o desenvolvimento das crianças, bem como os possíveis desafios e riscos. Os resultados deste estudo revelaram que a utilização das TDICS na Educação Infantil pode proporcionar experiências lúdicas enriquecedoras, estimulando a criatividade, a interação social e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto, também foram identificados desafios, como o excesso de estímulos e a necessidade de um equilíbrio entre o uso das TDICS e outras atividades lúdicas. Com base nos resultados, foram propostas diretrizes para uma abordagem equilibrada e eficaz da ludicidade mediada pelas TDICS na Educação Infantil, visando promover um ambiente educacional enriquecedor e seguro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luandson Luís da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.title A ludicidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS): pontos e contrapontos na prática pedagógica da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta