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A prática do lúdico no ensino aprendizagem contribui de forma significativa para o desempenho das crianças, principalmente quando é utilizado nas aulas de matemática, pois essa disciplina é tida como complicada e difícil de aprender. Assim, essa pesquisa busca compreender, como é praticada a ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil?, com o objetivo geral de analisar a ludicidade presente nas aulas de matemática da educação infantil e com os objetivos específicos de identificar a metodologia usada pelos professores nas aulas de matemática; averiguar a disponibilidade de recursos didáticos que a escola possui; e registrar o uso de materiais lúdicos nas aulas de matemática. Foi utilizado como contribuição para a construção do embasamento teórico alguns autores como Andrade (2018); Carmo et al (2017); Melo (2010); Kishimoto (2010); Luckesi (2014); Moyles (2010); Santana (2019); e entre outros que abordam sobre a importância e o uso da ludicidade na educação infantil, bem como os benefícios que o uso do lúdico na disciplina de matemática proporciona às crianças, compreendendo também características que a Base Nacional Comum Curricular trás sobre o uso da matemática na educação infantil. A metodologia usada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois se busca entender a prática dos professores na sala de aula em relação à ludicidade, bem como a quantidade de docentes que fazem o uso do lúdico na educação infantil. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com professoras da educação infantil de duas escolas públicas e uma privada situadas no brejo paraibano, com a aplicação de um questionário. Assim, foi possível analisar como as professoras desenvolvem as aulas de matemática e se as mesmas compreendem que o lúdico contribui para um melhor entendimento do conteúdo, em sua prática docente. |
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