UEPB - Repositório Digital

A prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Janiele Pereira
dc.date.accessioned 2023-06-16T12:44:38Z
dc.date.available 2023-06-16T12:44:38Z
dc.date.issued 2023-05-31
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29405
dc.description SOUSA, Janiele Pereira de. A prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A prática do lúdico no ensino aprendizagem contribui de forma significativa para o desempenho das crianças, principalmente quando é utilizado nas aulas de matemática, pois essa disciplina é tida como complicada e difícil de aprender. Assim, essa pesquisa busca compreender, como é praticada a ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil?, com o objetivo geral de analisar a ludicidade presente nas aulas de matemática da educação infantil e com os objetivos específicos de identificar a metodologia usada pelos professores nas aulas de matemática; averiguar a disponibilidade de recursos didáticos que a escola possui; e registrar o uso de materiais lúdicos nas aulas de matemática. Foi utilizado como contribuição para a construção do embasamento teórico alguns autores como Andrade (2018); Carmo et al (2017); Melo (2010); Kishimoto (2010); Luckesi (2014); Moyles (2010); Santana (2019); e entre outros que abordam sobre a importância e o uso da ludicidade na educação infantil, bem como os benefícios que o uso do lúdico na disciplina de matemática proporciona às crianças, compreendendo também características que a Base Nacional Comum Curricular trás sobre o uso da matemática na educação infantil. A metodologia usada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois se busca entender a prática dos professores na sala de aula em relação à ludicidade, bem como a quantidade de docentes que fazem o uso do lúdico na educação infantil. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com professoras da educação infantil de duas escolas públicas e uma privada situadas no brejo paraibano, com a aplicação de um questionário. Assim, foi possível analisar como as professoras desenvolvem as aulas de matemática e se as mesmas compreendem que o lúdico contribui para um melhor entendimento do conteúdo, em sua prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta