Resumo:
Em meados de março de 2020, no Brasil, a organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o início de uma Pandemia, causada por um vírus chamado de coronavírus, causador da doença conhecida como COVID-19, que ceifou mais de 695 mil vidas no país, sem respeitar idade, raça ou classe social. Sendo assim, muitas atividades rotineiras da sociedade foram canceladas para evitar aglomerações e consequentemente disseminação do vírus. Sendo necessário a implementação emergencial do ensino remoto como alternativa para a educação de crianças, jovens e adultos de todo o país. Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que teve como objetivo promover reflexão acerca dos principais desafios e dificuldades enfrentados no decorrer do ensino remoto e educação a distância pelos graduandos. Metodologia: revisão bibliográfica foram provenientes da Scielo e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) onde foram encontrados, a partir dos descritores e selecionados os artigos que estivessem relacionados com a temática abordada nesta revisão. Após selecionados na base de dados, e analisados de acordo com o critério de exclusão, foram selecionados 12 artigos, no qual abordaram sobre os desafios e dificuldades da educação a distância e ensino remoto. Para aprofundar o questionamento levantado, foi utilizado como referencial teórico alguns autores como Silva e Arruda (2022); Silva (2021); Paiva (2020); Ludovico (2020); Bastos (2020) que discutem sobre o tema e fundamentam o estudo. Os resultados do presente estudo apontaram que os estudantes apresentaram dificuldades com: internet, a falta de ferramentas eletrônicas, administração do tempo, conciliação do estudo/trabalho, dentre outras.
Descrição:
LIMA, sayonara. Desafios e dificuldades da educação a distância e do ensino remoto no curso de Ciências Biológicas. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.