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Trajetórias pessoais, formativas e profissionais: os professores na educação infantil da cidade de Dona Inês/PB

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dc.contributor.author Silva, Eduardo Bento da
dc.date.accessioned 2023-06-27T13:04:19Z
dc.date.available 2023-06-27T13:04:19Z
dc.date.issued 2023-06-15
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29432
dc.description SILVA, Eduardo Bento da. Trajetórias pessoais, formativas e profissionais: os professores na educação infantil da cidade de Dona Inês/PB. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa focalizou o gênero masculino na Educação Infantil, trazendo para esse estudo a trajetória de professores dessa primeira etapa da Educação Básica de uma cidade do agreste paraibano, por meio da história oral da vida desses profissionais homens, nesse ambiente ao qual é tido como exclusividade das mulheres. Diante disso, a questão problema é: qual a trajetória de vida do ponto de vista pessoal, formativo e profissional dos professores, na educação infantil da cidade de Dona Inês/PB, como elemento para a escolha da docência?. O presente estudo foi delineado tendo como objetivo geral: analisar a escolha dos professores pela docência na Educação Infantil da cidade de Dona Inês/PB, e como objetivos específicos: conhecer a história pessoal, a formação acadêmica e a experiência profissional dos professores que atuam, ou atuaram, nas salas de aula da educação infantil; identificar, a partir dos relatos, quais são as percepções dos professores acerca da docência na Educação Infantil; compreender em que medida as trajetórias pessoal, formativa e profissional condicionam as escolhas dos pedagogos pela docência na Educação Infantil. É de grande relevância social abordar essa temática, devido a noção de que o ingresso dos homens em especial nessa fase de ensino, não ser vista supostamente com bons olhos, muito menos compreendida como algo natural e necessário para a educação e cuidados para com as crianças pequenas. Para a realização desse estudo, foi necessário contar com aportes teóricos como, Araújo e Hammes (2012), Arce (2002), Ferreira e Oliveira (2019), Ariès (1981), Jaeger e Jacques (2017), Tardif (2014), Bourdieu (2012). Assim, a presente pesquisa assume um método de cunho qualitativo em educação, fazendo uso da pesquisa de campo e do método da história de vida, onde os sujeitos foram três professores, que trabalham ou já trabalharam na educação Infantil. Logo, a pesquisa apontou que as histórias de vida dos sujeitos não são construídas de maneira linear, as trajetórias pessoal e formativa se tornam elementos desafiadores, pois muitas das vezes não seguem o esperado. No entanto, esse percurso seguido é fundamental para a construção de suas identidades profissionais, onde esses conhecimentos podem ajudar os sujeitos na adaptação de suas respectivas áreas de trabalho, bem como o professor na Educação Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Gênero Masculino pt_BR
dc.subject Histórias de Vida pt_BR
dc.title Trajetórias pessoais, formativas e profissionais: os professores na educação infantil da cidade de Dona Inês/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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