Resumo:
A presente pesquisa apresenta as considerações acerca da formação de
professores em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),
especificamente durante o período da pandemia da Covid-19, onde foi realizado o
Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia, cota 2020-2021. Com
isso, foi necessário entender como se deu o prosseguimento da formação de
professores durante esse contexto, principalmente no que diz respeito à imersão do
licenciando na realidade da prática docente. Diante disso, os percursos
metodológicos se delinearam no sentido das experiências práticas dos licenciandos
participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia, atrelado
às considerações e diferenciações entre o PRP e as disciplinas de Estágio
Supervisionado. As práticas do PRP foram realizadas na instituição escolar (escola campo) EEEF Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira/PB. Para tanto,
foi realizado um apanhado histórico do contexto educacional em que se instaurou a
Geografia, desde a institucionalização do ensino da disciplina de Geografia até o
surgimento dos primeiros cursos de formação de professores no Brasil. Caminhamos
ainda pelo contexto dos Estágios Supervisionados e a importância dos programas
de iniciação à docência até de fato, culminarmos na análise dos dados das vivências
dos residentes pedagógicos. Para obtermos um melhor embasamento teórico,
referenciamos autores como Freire (1993), Pimenta e Lima (2004), Pessoa (2007),
Pereira (2020), entre outros. Os resultados apontam para uma fragilidade nos
currículos das instituições de ensino superior no que diz respeito à carga horária
direcionada às práticas docentes. Por outro lado, observamos que o PRP, apesar de
ter sido vivenciado em um período de distanciamento social, obteve considerável
aprofundamento na prática docente e positiva influência na formação dos residentes
participantes, principalmente na superação das adversidades durante a pandemia.
Contudo, consideramos a importância da prática docente ainda durante a formação
inicial, de modo aprofundado. Os programas de Iniciação à docência à exemplo do
PRP devem ser políticas públicas cada vez mais presentes na formação de
discentes em Geografia, ampliando investimentos e o número de bolsas. A formação
de professores deve se alicerçar em bases fortes, no saber e no fazer, melhorando
assim a qualidade da educação básica no Brasil.
Descrição:
FERREIRA, Kallyna Deise da Silva. Perspectivas sobre a formação inicial docente durante a pandemia da Covid-19: reflexões sobre o estágio supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia da UEPB-Campus III. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.