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A Educação Ambiental (EA) vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes aspectos nas escolas, entretanto, embora mudanças venham acontecendo no campo educacional ao longo dos anos, o ensino de ciências e biologia direcionado a EA ainda é tido como tradicional. Dessa forma, numa perspectiva de avaliar como as questões ambientais vêm sendo trabalhadas nas escolas enquanto meio para formar cidadãos conscientes, este trabalho objetivou investigar a percepção ambiental de 13 professores de Ciências (ensino fundamental II) e Biologia (ensino médio) no ensino da EA de 03 escolas da rede estadual/municipal da cidade de Soledade/PB e compreender, através dos seus discursos, a influência dessa percepção na prática pedagógica, identificando quais estratégias metodológicas são utilizadas e de que forma elas contribuem no processo de sensibilização da comunidade acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores de Ciências/Biologia das escolas estaduais e municipais de Soledade/PB ainda adotam predominantemente uma abordagem de ensino tradicionalista, pautado pelo uso Aulas expositivas (17%), demonstrações práticas (17%) e simulações (16%), correspondendo a 50% das citações dos professores. Contudo, o êxito na aprendizagem e na sensibilização dos alunos está relacionado diretamente às estratégias metodológicas empregadas pelo educador, sendo que as metodologias mais eficientes e lúdicas são aquelas que promovem a interação do discente como parte integrante do processo de aprendizagem. Alguns recursos didáticos foram apontados como quase nunca/nunca utilizados, a exemplo da dramatização (14%) e paródias musicais (10%). Sabe-se que quanto mais variadas as estratégias metodológicas empregadas, maior o desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos, o que contribui com a aprendizagem significativa. Portanto, a expectativa é que esse estudo possa estimular uma reflexão sobre a necessidade de mudanças de paradigmas no contexto educacional, especialmente no que diz respeito à adoção de novas metodologias para o ensino da EA, contribuindo para soluções para os desafios no processo de sensibilização e aprendizagem. |
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