dc.description.abstract |
A Educação do Campo é voltada para a população que vive no/do campo. Sabemos
que a sua efetivação no ensino regular ainda tem passado por dificuldades para se
tornar realidade em algumas localidades do Brasil. O interesse em pesquisar sobre
essa temática surgiu primeiramente pela condição de uma vida inteira vivendo em
uma zona rural, e sentindo falta de uma educação voltada para as especificidades
da minha realidade. Logo, essa pesquisa trata-se de um estado da arte que teve
como objetivo geral analisar a produção acadêmica de Trabalhos de Conclusão de
Curso de Pedagogia Campus III - Guarabira referentes ao tema Educação do
Campo entre os anos de 2013 e 2022. Foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo
como base teórica Caldart (2012), Santos (2020), Silva (2021), Romanowski e Ens
(2006) e Ferreira (2002), e documental com base nos documentos legais nacionais
que tratam sobre a Educação do Campo, como a Lei de Diretrizes Bases da
Educação (1996), Constituição Federal (1988) e as Diretrizes Operacionais da
Educação Básica do Campo (2002), e como também o documento curricular Projeto
Pedagógico do Curso de pedagogia da UEPB, campus III - Guarabira. O
mapeamento foi feito através do repositório da biblioteca digital da UEPB - Campus
III, partindo da palavra-chave Educação do campo. Assim, encontramos 10
Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia que abordam a temática
explicitamente, destacando os conteúdos sobre formação docente, sala
multisseriada, identidade profissional, gestão, livro didático e política educacional.
Nesta análise, observamos os direcionamentos tomados pelos pesquisadores, como
a escolha dos títulos, dos teóricos, do tipo de pesquisa, dos procedimentos e dos
resultados. Selecionamos também dois trabalhos, especificamente sobre sala
multisseriada para análise do conteúdo, considerando as aproximações e
divergências dos estudos. Compreendemos, então, que a elaboração dessas
produções acadêmicas no curso de Pedagogia se fez essencial para a investigação
da trajetória da educação do campo na região, em que os(as) pesquisadores(as)
colaboraram com as investigações sobre o tema. Contudo, no percurso de 10 anos,
consideramos ser mínima a produção científica na área da Educação do Campo no
curso de Pedagogia, apesar deste possuir disciplinas que dialogam diretamente
com a temática. |
pt_BR |