Resumo:
De forma inegável, o lúdico enquanto instrumento metodológico pedagógico emerge como um contexto que favorece o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens. Diante disso, fica então elencada a imprescindibilidade de se utilizar essa metodologia tão pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental. Não obstante, denota-se ainda que favorece o desencadeamento dos aspectos motores, cognitivos e afetivos, contribuindo ainda para o processo de ensino e aprendizagem. Isto exposto, a presente pesquisa apresentou como objetivo identificar o que trazem as atuais pesquisas educacionais, bem como o questionário aplicado a docentes sobre as contribuições do lúdico para o desenvolvimento das múltiplas inteligências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lúdico em sua totalidade. Para tanto, a metodologia utilizada no presente trabalho foi de cunho bibliográfico de natureza qualitativa descritiva, enriquecida com uma revisão literária em livros, artigos científicos, teses e trabalhos de conclusão que abordavam sobre o tema debatido. Em síntese, foi possível concluir que o lúdico abre um rol de possibilidades para um melhor desenvolvimento dos educandos e, atrelado a isso, permite ainda que sejam trabalhadas mutuamente distintas habilidades, no entanto, torna-se ainda imprescindível sua correta aplicação na dimensão educacional para serem alcançados os objetivos de aprendizagem.
Descrição:
DINIZ, Maria Daniele Coentro. A ludicidade como instrumento metodológico nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.