UEPB - Repositório Digital

As contribuições do ensino com gênero textual charge em turma do 8° ano do ensino fundamental - anos finais, no município de Alagoinha - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Juliana Luiz dos
dc.date.accessioned 2023-06-29T12:10:35Z
dc.date.available 2023-06-29T12:10:35Z
dc.date.issued 2023-06-14
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29459
dc.description SANTOS, Juliana Luiz dos. As contribuições do ensino com gênero textual charge em turma do 8° ano do ensino fundamental anos finais, no município de Alagoinha - PB. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem o intuito de discorrer acerca da importância de se trabalhar com os gêneros textuais como ponto de partida para uma aula contextualizada e significativa para o aluno. Para tanto, o objetivo geral desse trabalho é analisar, através de um questionário on-line, de que forma o gênero textual charge é trabalhado em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais), no município de Alagoinha-PB, observando sua relevância na prática social. Sendo assim, essa pesquisa configura-se, inicialmente, como qualitativa de cunho bibliográfico, visto que foi necessário recorrer a várias teorias para embasar as discussões aqui apresentadas. Na segunda parte da metodologia, para realizar a análise, foi utilizado o instrumento questionário para obtenção dos levantamentos de dados e, com isso, apresentamos uma proposta de sequência didática com a charge. Para uma maior solidez, esse estudo está fundamentado nos seguintes estudiosos da área: Miani (2001); Marcuschi (2003); Koch e Elias (2007); Bonini (2007); Mouco (2007); Marcuschi (2008); Lovato (2010); Medina (2016); BNCC (BRASIL, 2018); Nunes (2019); Moraes (2021), entre outros. Nesse contexto, os resultados obtidos mostram que a charge é um importante recurso didático para formar leitores mais críticos e atuantes na sociedade e, além de se apresentar como um texto interdisciplinar, contribui para a formação social do estudante. Assim, constata-se que esse estudo contribui para futuras pesquisas relacionadas ao tema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.title As contribuições do ensino com gênero textual charge em turma do 8° ano do ensino fundamental - anos finais, no município de Alagoinha - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta