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A presente pesquisa tem o intuito de discorrer acerca da importância de se trabalhar com os gêneros textuais como ponto de partida para uma aula contextualizada e significativa para o aluno. Para tanto, o objetivo geral desse trabalho é analisar, através de um questionário on-line, de que forma o gênero textual charge é trabalhado em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais), no município de Alagoinha-PB, observando sua relevância na prática social. Sendo assim, essa pesquisa configura-se, inicialmente, como qualitativa de cunho bibliográfico, visto que foi necessário recorrer a várias teorias para embasar as discussões aqui apresentadas. Na segunda parte da metodologia, para realizar a análise, foi utilizado o instrumento questionário para obtenção dos levantamentos de dados e, com isso, apresentamos uma proposta de sequência didática com a charge. Para uma maior solidez, esse estudo está fundamentado nos seguintes estudiosos da área: Miani (2001); Marcuschi (2003); Koch e Elias (2007); Bonini (2007); Mouco (2007); Marcuschi (2008); Lovato (2010); Medina (2016); BNCC (BRASIL, 2018); Nunes (2019); Moraes (2021), entre outros. Nesse contexto, os resultados obtidos mostram que a charge é um importante recurso didático para formar leitores mais críticos e atuantes na sociedade e, além de se apresentar como um texto interdisciplinar, contribui para a formação social do estudante. Assim, constata-se que esse estudo contribui para futuras pesquisas relacionadas ao tema. |
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