Resumo:
Muitas vezes, em ciência e educação, ficamos frustrados com a incapacidade dos alunos de conectar o que aprendem em sala de aula com suas vidas diárias, porque muitos professores usam um método tradicional/estático de ensino de biologia. Abordagem de questões complexas que retratam a realidade de forma interdisciplinar facilita o aprendizado e também gera maior interesse no aluno. E, quando bem utilizado, o uso da mídia cinematográfica é um método didático muito importante, mostrando em imagens o que o aluno está estudando na teoria. O objetivo da presente revisão bibliográfica foi fazer uma análise reflexiva sobre a utilização de mídias cinematográficas no ensino de biologia. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio das bases de dados ScienceDirect, Google Acadêmico, PubMED (National Libraly of Medicine National Institutes of Health), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e ScoPUS (SciVerse Scopus), excluindo os artigos duplicados entre as bases, os que não se enquadraram nos critérios de interesse da ideia central dessa revisão e os indisponíveis gratuitamente. Os resultados se mostraram promissores, sempre que foi utilizado as mídias cinematográficas para ensino, foi observado benefícios para o estudante. Concluímos este estudo enfatizando a importância de métodos inovadores de ensino em sala de aula no desempenho dos alunos, como o uso da mídia cinematográfica. Também contribuímos para o conhecimento atual sobre o uso de mídias cinematográficas em sala de aula, além de orientar pesquisas futuras ao incentivar investigações mais aprofundadas em estudos maiores.
Descrição:
BEZERRA, Maria Eduarda Valentim. Reflexões sobre o uso de mídias cinematográficas no ensino de Biologia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.