Resumo:
Este estudo discute a leitura de literatura na infância com enfoque nas mídias digitais, bem como
nas possibilidades e desafios vivenciados na atualidade, em relação as tecnologias e as mídias
digitais, situando esse conhecimento como um aprendizado enriquecedor, que se mostra
importante para ser utilizado tanto na sala de aula, quanto fora dela. As mídias digitais permitem
a criança o contato com textos mais complexos e interativos que poderá desenvolver aspectos
cognitivos, culturais e imaginários, e que faça ligação com o cotidiano dos sujeitos. Deste modo,
traçou-se como questão de pesquisa: os alunos do 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental utilizam as mídias digitais como recursos que agregam na leitura de literatura?
Buscou-se, como objetivo geral, compreender a relação entre as mídias digitais e a leitura de
literatura no cotidiano das crianças do 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de
duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Alagoa Grande/PB; e como objetivos
específicos: a) discutir sobre a leitura de literatura e as mídias digitais no desenvolvimento e
aprendizagem das crianças do 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e b)
analisar como os(as) professores(as) utilizam as mídias digitais no processo de aquisição da
leitura de literatura. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa em educação, sendo também
um trabalho de campo com aplicação de questionário. Os sujeitos são quatro professores(as) de
duas escolas municipais da cidade de Alagoa Grande/PB. Usou-se como aporte teórico os
seguintes autores e autoras: Zilberman (2003), Cadermatori (2010), Amarilha (1997, 2013),
Bettelheim (2015), Araújo (2018), Valente (1999), Moran (2000), Kenski (2007), Coelho e
Gallo (2016), Thompson (2020). Concluiu-se com os dados analisados, que a literatura
oferecida na infância, desenvolve ação positiva na aprendizagem das crianças, desenvolvendo
a criticidade, escrita, interpretação e domínio da linguagem, e quando somado as ferramentas
multimidiais, pode apresentar elementos dinâmicos, como imagens, rapidez, disponibilidade de
informações atualizadas. Apesar de ficar evidenciado as inúmeras dificuldades, pela falta de
recursos e acessibilidade, que os(as) docentes enfrentam em relação ao trabalho pedagógico
com equipamentos eletrônicos, e os que fazem, utilizam materiais ou fazem demonstrações por
conta própria, denunciando, dessa forma, uma fragilidade em relação ao uso das mídias na
escola.
Descrição:
SOUZA, Daniela Ferreira de. A literatura e as mídias digitais: desafios e possibilidades de leitura literária na infância. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.