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Uma princesa nada boba, de Luiz Antonio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula

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dc.contributor.author Silva, Juliana Soares da
dc.date.accessioned 2023-06-30T12:56:08Z
dc.date.available 2023-06-30T12:56:08Z
dc.date.issued 2023-06-15
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477
dc.description SILVA, Juliana Soares da. Uma princesa nada boba, de Luiz Antônio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula. 2023. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca evidenciar a relevância da abordagem didática em sala de aula com obras literárias que apresentam a representatividade feminina negra, destacando o desenvolvimento de personagens que fogem das clássicas representações estereotipadas. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é propagar a representatividade feminina negra em sala de aula, dando ênfase à representação das personagens negras na Literatura Brasileira. Com isso, buscamos evidenciar aos alunos a relevância de conquistas femininas negras historicamente silenciadas. Nesse viés, essa produção justifica-se pela necessidade de explorar as possibilidades de atuação com a literatura não-canônica, as quais transcendam a ilustração de nossa sociedade que ainda apresenta reflexos do sistema escravocrata, racista e patriarcal. Diante disso, para dar base ao nosso estudo, amparamo-nos nos postulados de Capello (2010), Colomer (2015), Sousa (2018), Cosson (2012), entre outros estudiosos da área de Literatura e ensino. A metodologia desse trabalho ocorreu a partir da aplicação de quatro aulas, fundamentadas num viés metodológico sociointeracional, que comportam os passos da sequência básica de Cosson (2012), para a qual selecionamos o poema-narrativo infantojuvenil Uma princesa nada boba (2011), de Luiz Antonio, desenvolvendo uma abordagem com foco na representatividade de personagens femininas negras, por meio da personagem principal, Stephanie/Odara. Como resultado, mostramos ser possível trabalhar, em sala de aula, a importância da representatividade negra por meio da Literatura infantojuvenil e, com isso, resgatar e valorizar as culturas africana e afro-brasileira, historicamente silenciadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Representatividade feminina negra pt_BR
dc.subject Sequência básica pt_BR
dc.subject Literatura infantil e juvenil pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Uma princesa nada boba, de Luiz Antonio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


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