UEPB - Repositório Digital

Se liga na língua: variação e preconceito linguístico no livro didático de português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Andreza Aparecida Oliveira
dc.date.accessioned 2023-06-30T19:59:47Z
dc.date.available 2023-06-30T19:59:47Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29481
dc.description PEREIRA, A. A. O. Se liga na língua: variação e preconceito linguístico no livro didático de português. 2023. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como enfoque principal o estudo da variação linguística no livro didático, uma temática muito relevante no contexto educacional que pode contribuir para aprimorar a competência linguística dos alunos/falantes e combater o preconceito linguístico dentro e fora de sala de aula. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar o tratamento da variação linguística e do preconceito linguístico no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano, intitulado: “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2020-2023), adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo – PB. Os objetivos específicos são: apresentar as atividades propostas no livro didático, identificar os tipos e níveis de variação linguística presentes e analisar se o material busca combater o preconceito linguístico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que, segundo Silveira e Córdova (2009), se pauta na descrição, explicação e compreensão dos fenômenos reais estudados e é também documental, pois, conforme Gil (2002) ela se vale de materiais que não receberam tratamento analítico. Fundamenta-se teoricamente em Bagno (1999, 2006, 2021), BNCC (2018), BRASIL (1998, 2001), Faraco (2008, 2015, 2019), Freitas (2007), González (2015), Lima (2021), Martins, Vieira e Tavares (2021) e Oliveira (2017), que debatem sobre língua, variação linguística, preconceito linguístico, ensino de variação e utilização do livro didático, uma discussão voltada para concepções da Sociolinguística educacional. Os resultados obtidos mostram que o livro didático busca trabalhar, em seção própria e ao longo dos capítulos, a variação linguística e o preconceito linguístico por meio de conceitos, exemplos e exercícios, trazendo os tipos e níveis de variação e buscando combater o preconceito linguístico. Com isso, concluímos que os autores se esforçam em trabalhar a temática e que este livro didático serve positivamente de apoio à prática do professor e ao aprendizado do aluno, mas ainda ressaltamos a importância de que seja utilizado com criticidade e de que não seja o único material usado nas aulas de Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Noelma Cristina Ferreira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.title Se liga na língua: variação e preconceito linguístico no livro didático de português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta