UEPB - Repositório Digital

Em tempos de avatar como usar fantoches para ensinar?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Elineide da Luz
dc.date.accessioned 2023-07-04T11:51:55Z
dc.date.available 2023-07-04T11:51:55Z
dc.date.issued 2023-05-17
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29493
dc.description SILVA, Elineide da Luz. Em tempos de avatar como usar fantoches para ensinar?. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Resumo do TCC A sala de aula é um universo permeado por inúmeras possibilidades de aprender, conhecer e descobrir, principalmente na contemporaneidade quando avatares invadem a infância de modo abrupto com os jogos eletrônicos. Contudo, partimos da ideia de que a aprendizagem na Educação Infantil é mais abrangente, envolvendo processos que misturaram descobertas, ludicidade e magia próprias do mundo pueril. Nesse entendimento, pensamos que abordagens de ensino que envolvem o teatro de maneira animada é uma das que merece atenção e reflexão como artefato educativo, no que tange a educar e provocar sensações semelhantes às brincadeiras infantis. Neste sentido, este artigo teve como objetivo trazer vivências do ambiente de sala de aula de uma turma do Pré I, verificando como as crianças reagem à interação com os personagens concretos, representados através de fantoches. Entendemos também que é salutar que a literatura chegue à infância de maneira lúdica para que a criança possa desenvolver sua imaginação e fantasia, típicos da idade. O estudo foi fundamentado em autores como Reverbel (1997), Spolin (2003), Amaral (2011) entre outros. Ao final desse estudo, confirmamos que o uso do teatro de fantoches permite que as crianças desenvolvam habilidades e competências de maneira mais aprazível ao tornar o conhecimento significativo, pois envolve elementos próprios da infância, como os bonecos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rita de Cássia Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teatro pt_BR
dc.subject Fantoche pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Avatar pt_BR
dc.title Em tempos de avatar como usar fantoches para ensinar? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta