Resumo:
A Educação escolar do Campo é resultado da mobilização e resistência dos Movimentos Sociais
do campo por um projeto educativo próprio e diferenciado. O presente trabalho discute acerca
dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas do campo de um município da
Mesorregião do Agreste Paraibano, e partiu do seguinte questionamento: como se dá a
elaboração e efetivação dos Projetos Políticos Pedagógicos nas instituições escolares
campesinas? Traçou-se como objetivo geral analisar o Projeto Político Pedagógico das escolas
do campo de um município da Mesorregião do Agreste Paraibano, destacando sua elaboração
e efetivação nas instituições de ensino; e como objetivos específicos: a) analisar a construção
do Projeto Político Pedagógico a partir do que preconizam os documentos e leis que asseguram
a Educação do Campo; b) compreender o processo de construção do PPP das escolas
campesinas; c) discutir a elaboração e efetivação do Projeto Político Pedagógico das escolas do
campo da Mesorregião do Agreste Paraibano. Concernentes aos aspectos metodológicos, o
estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa em educação, sendo uma pesquisa documental e
estudo de campo, realizado em escolas campesinas, através das análises dos PPPs e da aplicação
de um questionário semiestruturado com os(as) integrantes dos âmbitos escolares, bem como
estudos dos Documentos e Leis que regem a Educação do Campo. Para o aporte teórico utilizou se, dentre outros, Arroyo (2004); Caldart (2004, 2008, 2012), Veiga (2008), Santiago (1997), e
documentos oficiais e imprescindíveis no processo de conquista dos direitos dos sujeitos do
campo como, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), Constituição Federal (1988) e
Documentos oficiais da educação do campo, como, o Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de
2010; Parecer N° 36, de 04 de dezembro de 2001; Resolução CNE/CEB, N° 1 de 03 de abril de
2002; Parecer CNE/CEB N°3, de 18 de fevereiro de 2008. Como resultados, constatou-se que
se faz necessário muitos aprofundamentos para a concretização de uma educação do campo que
vise, sobretudo, a participação efetiva de seus sujeitos na elaboração dos PPPs, objetivando a
formação de agentes transformadores que contribuam para o desenvolvimento do campo.
Descrição:
SILVA, Geane de Lima. Educação do campo: um olhar para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.