Resumo:
O ensino de Geografia não precisa ser algo enfadonho e distante da realidade, ele pode
experimentar prazer e eficácia na mesma medida, através de metodologias inovadoras que
envolvam o discente e leve-o a pensar e a interagir em seu meio. O presente trabalho expõe
uma breve reflexão sobre A GEOGRAFICIDADE CONTIDA NAS ARTES VISUAIS:
Contribuições para o ensino de Geografia, como proposta de utilizar o desenho, a pintura, a
fotografia e o cinema, como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Para
alcançarmos o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e, consequentemente,
a análise das informações coletadas a partir de textos, livros, artigos e demais materiais de
caráter científico, que abordavam pontos de vista relevantes sobre o assunto em discussão. A
prática educativa por meio da arte visual no ensino da Geografia é compreendida, à medida
que a arte analisa os elementos que compõem a paisagem. Portanto, utilizar recursos visuais
como ferramenta para o ensino de Geografia, consiste na experiência de incluir o discente a
aulas que compõem o cenário contemporâneo, uma vez que atualmente o mundo das
informações está direcionado, principalmente, às tendências visuais.
Descrição:
SILVA, Amanda Luiza Santos. A geograficidade contida nas artes visuais: contribuições para o ensino de Geografia. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.