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O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa documental, de cunho bibliográfico e qualitativo, investigando a oralidade e o gênero podcast como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das práticas orais no contexto educacional e, para tanto, com base nessa investigação, tem como objetivo geral sinalizar uma proposta de intervenção que poderá ser aplicada em sala de aula. Sendo assim, iremos discutir acerca do ensino da Língua Portuguesa conforme trazido na Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018), documento brasileiro de caráter normativo, bem como nas Propostas Curriculares do Estado da Paraíba (PARAÍBA, 2020), que surgiram para auxiliar os profissionais da educação básica, Ensino Fundamental e Médio, conforme as necessidades dos 223 municípios que compõem o território paraibano. Para embasar nossa análise e discussões, consideramos as contribuições teóricas de Bakhtin (2003), Marcuschi (2001; 2008; 2010), Rojo (2004; 2005) e Travaglia et al. (2013), no que diz respeito aos gêneros discursivos, textuais e orais. Também levamos em conta as noções de Cruz (2009) em relação ao artefato tecnológico podcast, além das perspectivas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre o planejamento e desenvolvimento das sequências didáticas, entre outros. Em síntese, notamos que estes documentos norteadores da educação reconhecem a oralidade como um aspecto essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, e o podcast como um artefato da prática de oralidade no contexto educacional. |
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