Resumo:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura do personagem Jeca Tatu, da obra Urupês, de Monteiro Lobato. A literatura como um fator de construção de sentidos é fundamental no desenvolvimento da criticidade do leitor e a presença da literatura no ambiente da escola também cumpre esse papel. Dessa maneira, a escolha pelo conto Urupês, de Monteiro Lobato, deu-se em virtude do enfoque crítico e social observável através do personagem, como também, seu viés de representação social. A justificativa para esta pesquisa está na importância de se discutir a relevância da literatura dentro e fora da sala de aula, a partir de obras que
promovam o olhar crítico sobre a sociedade. Dessa forma, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com a aplicação de um questionário sobre a primeira impressão do texto, em uma turma de 9.º ano, do Ensino Fundamental. A pesquisa aporta-se nos estudos de Antunes (2003), Carvalho (2015), Cosson
(2009), Rangel (2011), dentre outros pesquisadores, bem como nos Parâmetros Currriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O resultado mostra como o Jeca Tatu volta os olhos do leitor para a adversidade enfrentada pelo camponês, no que se refere ao descaso com as bases sociais.
Descrição:
MELO, Edner Oliveira de. A leitura de literatura e a representação social do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato: uma pesquisa no contexto do 9º ano, do ensino fundamental. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.