Resumo:
O presente texto analisou as influências do pensamento de extrema direita no processo de constituição de escolas cívico militares no governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-22). Essa expansão das escolas de inspiração militar entre os entes federativos municipais e estaduais foi difundida no âmbito de gestão do ensino público brasileiro, por meio do decreto nº10.004, em 05 de Setembro de 2019, que regulamentou a adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). Diante disso, tivemos como problemática nesta pesquisa: Como a comunidade escolar e setores da sociedade se relacionaram com essa prática educativa? Quais são os posicionamentos dos líderes políticos acerca da emergência de uma prática escolar de caráter doutrinário? Utilizamos aportes teóricos da história política e da sociologia da educação. Realizamos a nossa pesquisa com métodos qualitativos e quantitativos.
Descrição:
LIRA, Luedison Rodrigues de. A militarização do ensino público brasileiro: ameaças à educação democrática. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.