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A militarização do ensino público brasileiro: ameaças à educação democrática

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dc.contributor.author Lira, Luedison Rodrigues de
dc.date.accessioned 2023-07-05T12:43:38Z
dc.date.available 2023-07-05T12:43:38Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 320.53
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29530
dc.description LIRA, Luedison Rodrigues de. A militarização do ensino público brasileiro: ameaças à educação democrática. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente texto analisou as influências do pensamento de extrema direita no processo de constituição de escolas cívico militares no governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-22). Essa expansão das escolas de inspiração militar entre os entes federativos municipais e estaduais foi difundida no âmbito de gestão do ensino público brasileiro, por meio do decreto nº10.004, em 05 de Setembro de 2019, que regulamentou a adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). Diante disso, tivemos como problemática nesta pesquisa: Como a comunidade escolar e setores da sociedade se relacionaram com essa prática educativa? Quais são os posicionamentos dos líderes políticos acerca da emergência de uma prática escolar de caráter doutrinário? Utilizamos aportes teóricos da história política e da sociologia da educação. Realizamos a nossa pesquisa com métodos qualitativos e quantitativos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Fagundes de Paiva Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Militarização pt_BR
dc.subject Nazifacismo pt_BR
dc.subject Ensino Público pt_BR
dc.title A militarização do ensino público brasileiro: ameaças à educação democrática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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