Resumo:
O estudo da literatura nos oferece vários caminhos para trilhar dentre as categorias existentes. Para tanto, este artigo foi produzido com o intuito de valorizar o ensino da mesma para as crianças, onde em muitas ocasiões o referido conteúdo não é visto de bom grado diante daqueles que ensinam e daqueles que irão aprender. No ensino da Literatura Infantil, podemos trabalhar diversos meios para a formação de pessoas, por isso é essencial que haja um dinamismo e empenho por parte do profissional que está exercendo o papel de formador de leitores, cidadãos e consequentemente de opinião. Os elementos que contribuem para o bom desenvolvimento dessa tarefa devem ser não só mencionados, mas também valorizados, desde o autor das obras literárias destinadas ao referido público, até mesmo a mais simples ilustração presente na obra. Nesse contexto, este artigo tem como aporte teórico: Arruda (2018), Cosson (2012), Cademartori (2006), Coelho (2000), Cunha (2006), entre outros que com seus estudos e escritos contribuíram para a produção deste trabalho. Na parte final, trazemos uma análise do diálogo entre a raposa e o menino, diálogo este presente em O Pequeno Príncipe, um clássico de autoria do escritor francês Antoine de Saint Exupéry. Esta análise abarca as mais diversas mensagens que o autor traz nas entrelinhas de sua obra. O presente trabalho foi produzido para contribuir por meio de ideias e sugestões no processo formativo de novos leitores e bons cidadãos.
Descrição:
França, José Eldení Alves de. Cativando diálogos e memórias: a valorização do ensino da literatura para crianças. 2023. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.