dc.contributor.author |
Vasconcelos, Larissa Félix Rosas de |
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dc.date.accessioned |
2023-07-05T14:23:20Z |
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dc.date.available |
2023-07-05T14:23:20Z |
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dc.date.issued |
2023-06-14 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29544 |
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dc.description |
VASCONCELOS, Larissa Félix Rosas de. Ludicidade no processo de construção do conceito de número na Educação Infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho abordará o uso da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de número na Educação Infantil, tendo como objetivo geral analisar o uso da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de número na Educação Infantil, e como objetivos específicos analisar como devem ser organizados os espaços para a realização da prática lúdica , compreender a importância da ludicidade na formação do educador e analisar como a ludicidade contribui no processo de construção do conceito de número pela criança na Educação Infantil. A pesquisa justifica-se pela importância de analisar a contribuição da ludicidade como ferramenta para o ensino da matemática na Educação Infantil e de auxílio a superação das inseguranças que os alunos apresentam em relação a matemática. Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica. E utilizou-se como referência os estudos de Kamii (2012) com base na teoria cognitiva de Jean Piaget e Aranão (2011) que embasam a construção do conceito de número
pela criança. Além disso, utilizou-se também das contribuições de Kishimoto (2010), Biasi (2018) e Crepaldi (2010) sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Além disso, realizou-se consultas na obra de Montessori (1952) a fim de fundamentar a análise da importância da organização do espaço de sala de aula, D’Ambrosio (1996) e Nunes et al (2009) sobre a educação matemática. Foi necessário, para a construção do percurso histórico da Educação Infantil recorrer as obras de Carrijo (2008), Oliveira (2014), Kramer (1987) e Wilterhalter (2014). Para compreender a importância da ludicidade na formação do educador buscou-se apoio nas obras de Luckesi (2014) e Santos (1997). Ademais, para embasar a importância
da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil foi
necessário também recorrer a documentos nacionais da Educação Infantil sendo eles: Base Nacional Comum Curricular (2018), Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (1998) e Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil (2018). A pesquisa demonstra que a ludicidade é fundamental para o processo de aprendizagem da criança, pois o brincar é a forma da criança interagir e aprender. Além disso, com a realização da pesquisa foi possível concluir que os jogos são ferramentas poderosas no desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, estimulando o desenvolvimento de estruturas mentais necessárias para a aquisição do conceito de número pela criança. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador. Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Conceito de número |
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dc.subject |
Educação Infantil |
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dc.subject |
Ludicidade |
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dc.subject |
Educação matemática |
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dc.title |
Ludicidade no processo de construção do conceito de número na Educação Infantil |
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dc.type |
Other |
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