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Ludicidade no processo de construção do conceito de número na Educação Infantil

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dc.contributor.author Vasconcelos, Larissa Félix Rosas de
dc.date.accessioned 2023-07-05T14:23:20Z
dc.date.available 2023-07-05T14:23:20Z
dc.date.issued 2023-06-14
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29544
dc.description VASCONCELOS, Larissa Félix Rosas de. Ludicidade no processo de construção do conceito de número na Educação Infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho abordará o uso da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de número na Educação Infantil, tendo como objetivo geral analisar o uso da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de número na Educação Infantil, e como objetivos específicos analisar como devem ser organizados os espaços para a realização da prática lúdica , compreender a importância da ludicidade na formação do educador e analisar como a ludicidade contribui no processo de construção do conceito de número pela criança na Educação Infantil. A pesquisa justifica-se pela importância de analisar a contribuição da ludicidade como ferramenta para o ensino da matemática na Educação Infantil e de auxílio a superação das inseguranças que os alunos apresentam em relação a matemática. Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica. E utilizou-se como referência os estudos de Kamii (2012) com base na teoria cognitiva de Jean Piaget e Aranão (2011) que embasam a construção do conceito de número pela criança. Além disso, utilizou-se também das contribuições de Kishimoto (2010), Biasi (2018) e Crepaldi (2010) sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Além disso, realizou-se consultas na obra de Montessori (1952) a fim de fundamentar a análise da importância da organização do espaço de sala de aula, D’Ambrosio (1996) e Nunes et al (2009) sobre a educação matemática. Foi necessário, para a construção do percurso histórico da Educação Infantil recorrer as obras de Carrijo (2008), Oliveira (2014), Kramer (1987) e Wilterhalter (2014). Para compreender a importância da ludicidade na formação do educador buscou-se apoio nas obras de Luckesi (2014) e Santos (1997). Ademais, para embasar a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil foi necessário também recorrer a documentos nacionais da Educação Infantil sendo eles: Base Nacional Comum Curricular (2018), Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (1998) e Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil (2018). A pesquisa demonstra que a ludicidade é fundamental para o processo de aprendizagem da criança, pois o brincar é a forma da criança interagir e aprender. Além disso, com a realização da pesquisa foi possível concluir que os jogos são ferramentas poderosas no desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, estimulando o desenvolvimento de estruturas mentais necessárias para a aquisição do conceito de número pela criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador. Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Conceito de número pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Ludicidade no processo de construção do conceito de número na Educação Infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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