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Existem muitos estudos que afirmam como, ainda, há alunos no ensino fundamental – anos finais sem desenvolver satisfatoriamente a competência escrita. Felizmente, o processo de ensino e aprendizagem vem mudando/melhorando, gradualmente, desde que os gêneros textuais/discursivos foram inseridos nas escolas, pois, o trabalho nessa perspectiva contribui significativamente para o processo de aquisição da escrita. Os gêneros textuais/discursivos são as diferentes formas e características que compõem os textos que utilizamos em diversos atos comunicativos. Acreditamos, assim, que os gêneros textuais/discursivos são mecanismos essenciais para as práticas pedagógicas do ensino de língua portuguesa e por isso, justificamos a opção por trabalhar com o gênero fábula nesta pesquisa. O objetivo do trabalho é, portanto, aprimorar a competência escrita dos alunos do 6°ano do ensino fundamental – anos finais - através da sequência didática com o gênero fábula. Na sequência didática contemplamos, principalmente, os aspectos da estrutura composicional, o conteúdo temático e o estilo do gênero. Para tanto, foram utilizados como suporte teórico os autores Bakhtin (1992), Marcuschi (2008) com os estudos dos gêneros textuais/discursivos, Garcez (2002), Koch e Elias (2010) apontando os aspectos da escrita, Alves (2007) apresentando o gênero fábula e Dolz, Noverraz
e Schneuwly (2004) embasando a sequência didática. A pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e de abordagem explicativa. Concluímos acreditando que a proposta de trabalho com o gênero fábula, utilizando a sequência didática, pode contribuir para o processo de aprimoramento da escrita desses alunos como também auxiliar o docente para a organização de atividades que contemplem as dificuldades/desvios apresentadas nas produções escrita dos alunos, como apresentamos, ela traz elementos fundamentais para a aula de língua portuguesa, a exemplo de sistematização do conteúdo, enfatização dos aspectos linguísticos, produção
textual e oralidade. |
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