Resumo:
A presente pesquisa apresenta reflexões acerca da realidade vivenciada durante o ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-19, no que diz respeito ao ensino de Geografia para alunos que possuem transtornos globais, mais especificamente: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa maneira, essa pesquisa objetiva apresentar as estratégias de ensino frente aos desafios metodológicos na continuidade das aulas, por meio do ensino remoto. Os processos metodológicos da pesquisa foram estabelecidos de acordo com uma abordagem quali-quantitativa, compondo o método hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de informações empregado foi o questionário, possuindo questões abertas, direcionadas aos professores de Geografia e alunos, da Escola Estadual Fabrício Maranhão, localizada na cidade de Canguaretama/RN. Os resultados apontam para as inúmeras dificuldades observadas pelos docentes, no que diz respeito às metodologias de ensino aprendizagem que atendam corretamente as necessidades pedagógicas desses educandos. Desse modo, elencamos a importância da melhoria na qualificação dos docentes para o atendimento a esses jovens. As ferramentas tecnológicas amplamente utilizadas nesse período como uma das formas viáveis para a continuidade do ensino acabou por aumentar as dificuldades, principalmente para os alunos que apresentam algum tipo de transtorno global.
Descrição:
DAMÁZIO, Sibele Guilhermino. Desafios e estratégias utilizadas pelos docentes frente ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio no contexto da pandemia da COVID-19. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.