UEPB - Repositório Digital

Desafios e estratégias utilizadas pelos docentes frente ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio no contexto da pandemia da COVID-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Damázio, Sibele Guilhermino
dc.date.accessioned 2023-07-06T13:02:02Z
dc.date.available 2023-07-06T13:02:02Z
dc.date.issued 2023-06-26
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29555
dc.description DAMÁZIO, Sibele Guilhermino. Desafios e estratégias utilizadas pelos docentes frente ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio no contexto da pandemia da COVID-19. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa apresenta reflexões acerca da realidade vivenciada durante o ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-19, no que diz respeito ao ensino de Geografia para alunos que possuem transtornos globais, mais especificamente: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa maneira, essa pesquisa objetiva apresentar as estratégias de ensino frente aos desafios metodológicos na continuidade das aulas, por meio do ensino remoto. Os processos metodológicos da pesquisa foram estabelecidos de acordo com uma abordagem quali-quantitativa, compondo o método hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de informações empregado foi o questionário, possuindo questões abertas, direcionadas aos professores de Geografia e alunos, da Escola Estadual Fabrício Maranhão, localizada na cidade de Canguaretama/RN. Os resultados apontam para as inúmeras dificuldades observadas pelos docentes, no que diz respeito às metodologias de ensino aprendizagem que atendam corretamente as necessidades pedagógicas desses educandos. Desse modo, elencamos a importância da melhoria na qualificação dos docentes para o atendimento a esses jovens. As ferramentas tecnológicas amplamente utilizadas nesse período como uma das formas viáveis para a continuidade do ensino acabou por aumentar as dificuldades, principalmente para os alunos que apresentam algum tipo de transtorno global. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino- Aprendizagem de Geografia pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Desafios e estratégias utilizadas pelos docentes frente ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio no contexto da pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta