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Essa proposta nasceu das inquietações acerca das dificuldades que enfrentamos em sala de aula, enquanto professores de Língua Portuguesa. Atualmente, boa parte dos alunos não demonstram aptidão para o exercício da leitura, não compreendem o que leem, ou não veem sentido na tarefa da leitura. Assim, esta pesquisa trará reflexões acerca das estratégias de leitura, por meio das quais podemos envolver os leitores na atividade leitora. O presente estudo teve como intenção analisar e perceber quais as concepções de leitura que os docentes e discentes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Caiçara/PB têm e como veem a leitura na prática social. Proposta essa nascida das inquietações acerca das dificuldades que enfrentamos em sala de aula, enquanto professores de Língua Portuguesa. No quadro teórico, recorremos a Antunes (2003), Cavalcante (2022), Elias (2021), Freire (1989), Ferrarezi Júnior (2016), Kleiman (2016), Koch e Elias (2022), Menegassi e Angelo (2005), Ribeiro (2016), Cosson (2021), Silva (2021), Solé (1998) como também a alguns dos dispositivos legais existentes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 (LDB), bem como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Em seguida, efetuamos uma abordagem conceitual da temática em estudo, a leitura, por meio das concepções com foco no autor, foco no texto e com foco na interação autor-texto-leitor. No plano metodológico, a opção pela abordagem foi qualitativa e quantitativa, através de um questionário misto, com questões subjetivas e objetivas, aplicados manuscritamente, por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. Participaram do estudo alunos do Ensino Fundamental, anos finais (6º ao 9º ano). Assim, os resultados apontaram que devemos, enquanto professores, principalmente de Língua Portuguesa, identificar mecanismos e estratégias para que se efetive o exercício da leitura em sala de aula. Essa atividade deve buscar a interação do aluno/leitor, de modo que ele veja sentido no que está lendo e compreenda o texto como parte de um mundo que ele precisa aprender a ler para poder agir sobre o mesmo, tornando-se, portanto, um agente modificador da realidade em que vive. |
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